Percurso pela História

São antigas as referências à Vila de Joane, remontando, as primeiras, ao período antes da formação da nacionalidade, nomeadamente ao ano de 1065. De proveniência latina, o topónimo Joannem está associado e, historicamente relacionado, a um primitivo possuidor da "vila" (grande unidade agrária) do mesmo nome, existindo ainda a casa-sede e o local (aldeia de Joane), o qual se considera ter sido um dos mais respeitáveis proprietários do período românico. Joane indicará, por isso, uma antiga unidade agrária dimensionada pelos romanos, atribuindo-se a estes a organização da primitiva agricultura da Península Ibérica.

Distando 11 Km de Famalicão (sede de Concelho), Joane é, hoje, um importante ponto de passagem de tráfego rodoviário. Contribuiu decisivamente para este facto a Via Inter-Municipal que liga a Vila a Vizela em poucos minutos.

Ocupa uma área de 725 ha e conta com uma população residente de cerca de oito mil habitantes .

Das actividades económicas desenvolvidas, a indústria é, sem dúvida, a dominante seguindo-se o sector dos serviços que se tem implantado e desenvolvido. Assim, Joane, assume-se como um polo de desenvolvimento em plena expansão. A confirmar e consolidar esse desenvolvimento saliente-se o facto de, em 3 de Julho de 1986, ter sido elevada à categoria de vila, afirmando-se como um dos centros mais desenvolvidos do Concelho.

Consulte

Novidades

25 de Outubro, 2017
20 de Outubro, 2017
10 de Outubro, 2017
10 de Outubro, 2017