Cónego Doutor Adão Salgado Vaz de Faria
História e vida

Cónego Doutor Adão Salgado Vaz de Faria [1907-1990]
Foi esta sua intensa actividade pastoral, que criou as condições para que fosse o escolhido por Deus para Fundador da Obra da Divina Providência e Sagrada Família, gérmen de uma nova Congregação, que havia de surgir algum tempo mais tarde,
Decisivo em todo o processo foi o Retiro orientado à J.O.C.F. (Organismo especializado da Acção Católica de então), em Abril de 1944. Parte do Grupo que participou, cerca de 70 jovens, mostrou desejo de viver o que escutou na pregação durante o retiro e em ambiente semelhante, na mesma casa onde aquele decorreu.
O Doutor Adão, deixou-se interpelar por tudo isto e foi dócil aos impulsos do Espírito Santo na busca de uma resposta, para quem lha pedia com muita insistência e começou a fazer as suas diligências nesse sentido.
Fonte: © Congregação da Divina Providência e Sagrada Família