Capela de Nossa Senhora da Carreira
Capela de invocação à Senhora da Carreira. Há referências à sua existência em 1625, desconhecendo-se no entanto o ano em que foi erguida. Em tempos funcionou como Igreja Paroquial, perdendo essa categoria para a Igreja do Divino São Salvador. Sofreu, ao longo dos tempos, intervenções que modificaram por completo a sua estrutura, a última das quais em 1989. Nos inícios do século XVIII foi reedificada no local onde atualmente se situa, desconhecendo-se o seu local primitivo. De estrutura granítica, consta de um só corpo, sendo a fachada principal constituída por um portal simples, encimado por um avançado que se apoia em dois cachorros e, no cimo da empena, por uma cruz. O interior não possui grande relevância, existindo apenas uma imagem da Senhora da Carreira e outra da Senhora de Fátima, embora recentes.Cronologia: Construção; 1501; d.C; Atribuída; 1600; d.C; Atribuída; Século XVI; Atendendo à sua arquitetura (datação proposta por alguns investigadores).
Reedificação: 1710; d.C; Atribuída; 1720; d.C; Atribuída; Século XVIII; Datação baseada nas informações do Padre Matias de Sousa e Meneses nas Memórias Paroquiais de 1758.
Referência documental: 1758-05-22; d.C; Documentada; 1758-05-22; d.C; Documentada; Século XVIII; Memórias Paroquiais: "Senhora da Carreira que algum dia foi igreja matriz e hé fabricada por conta dos fructos da comenda desta freguezia aonde hé anexa.(...)"
Reabilitação: 1986; d.CDocumentada; 1987; d.CDocumentada; Século XX; "O restauro aparece pela primeira vez inscrito no plano de actividades da Junta de Freguesia de 1986, estando a conclusão mencionada no plano do ano seguinte. Nas contas da autarquia de 1986, consta como concretizado em despesa a verba de 397 contos (2.000 euros) na rubrica "caminhos e estradas / Senhora da Carreira". Além disso, a obra terá sido comparticipada por fundos europeus (antigo FEDER) em cerca de dois mil contos (10 mil euros)".
Inauguração: 1989-06-10; d.CDocumentada; 1989-06-10; d.CDocumentada; Século XX; "Segundo notícia do extinto jornal Vila Nova, a inauguração do restauro da capela decorreu a 10 de Junho de 1989. com a presença de Agostinho Fernandes, então presidente da Câmara de Famalicão: "O templo da Senhora da Carreira foi inaugurado no passado dia 10 de Junho, após a bênção solene das autoridades religiosas. Depois foi o arraial a cargo do Grupo Musical da Casa do Povo, o Rancho Danças e Cantares de Joane e o Grupo Pedra d'Água".dos telhados, a imagem de N. Senhora de Pedra, foi transferida para a Matriz; 1981, Outubro - Despacho como Valor Concelhio.
Materiais: Paredes de alvenaria de granito aparente pelo lado exterior; Porta de entrada em alumínio lacado de verde; Caixilharia de ferro nas aberturas laterais; Revestimento da cobertura a telha de barro; Percurso em torno da Capela em betonilha.
Número: IPPAR: pº. 80/3(36)
Bibliografia: SALGADO, Pe. Benjamim, A Igreja do Divino Salvador de Joane, Vila Nova de Famalicão, 1978.